O que é Real Estate?

O que é Real Estate?

O termo em inglês significa no sentido literal “Propriedade Real”, no qual tem ideia de um bem tangível. 

Essa expressão é direcionada ao mercado imobiliário, e no Brasil, pode ser considerada sinônimo de tudo relacionado a esse investimento. 

É comum nos EUA encontrar placas escritas “Real Estate” nas casas, pois indica que é uma corretora de imóveis. 

Já a sigla REITs significa “Real Estate Investment Trust” em que se destina ao Fundo de Investimento Imobiliário americano. 

Juntando esses dois termos de uma pequena corretora e um fundo de investimento, então percebe-se que essa expressão tem uso bem abrangente e extenso. 

Então, vamos entender melhor sobre esse termo e o como funciona o mercado? Segue a leitura!

Quais formas de gerar receita? 

A forma de ganhar dinheiro nesse mercado de investimento podem ser separados em dois grupos:

  • Empreendimento para Venda: você ganhará ao realizar venda de imóveis que você comprou ou construiu. Esse pode ser conhecido como empreendimento imobiliário. 
  • Empreendimento para Renda: Nesse você ganhará através do uso do imóvel, cobrando taxas ou aluguel. Além disso, pode ser conhecido como empreendimento de base imobiliária. 

O empreendimento para venda há alto risco, entretanto com grande remuneração e retorno a médio prazo de investimento. 

Esse modelo de empreendimento geralmente é utilizado por construtoras de apartamentos, incorporadoras, bem como loteadoras. 

Os profissionais são conhecidos como desenvolvedores na tradução do inglês para Real Estates Developers ou Homebuilders

Já o empreendimento de base imobiliária ou commercial real estate, possui uma remuneração moderada, retorno a longo prazo e grande volume de capital envolvido. 

Pois, se comparar o valor de uma casa e o valor de aluguel, percebe-se que a remuneração não é alta. No Brasil, o valor de um imóvel para aluguel residencial tem uma faixa de 0,3% a 0,7% ao mês

O que se precisa para iniciar o investimento imobiliário no Real Estate? 

Você deve se perguntar o que é necessário começar a investir nesse mercado imobiliário, certo?

Então vamos ver alguns pontos importantes antes de iniciar esse investimento no Real Estate. 

Objetivo 

É importante que a princípio você defina qual o objetivo do investimento. 

Ele será para ganhar capital? Ou para gerar renda?

Há diferença entre os dois? Sim!

Ganhar capital é destinado ao investidor que quer adquirir um imóvel em bom preço para revender no futuro com valorização imobiliária. 

E se for para gerar renda é se deseja fluxo de caixa, se busca uma renda frequente ao decorrer do tempo. 

A variável entre elas influenciará na decisão de qual iniciar seus investimentos.  

Região do Imóvel 

A região onde está o imóvel precisa ser influenciado pelo seu objetivo. 

Pois se você deseja que seja para ganho de capital, é importante que escolha um bairro com grande desenvolvimento, com obras frequentes e que terá um bom retorno aos moradores locais. Isso influenciará no valor cobrado no imóvel. 

Conhecimento de mercado 

É importante que faça uma análise de mercado para o investimento imobiliário, além de qualquer outro tipo de aplicação que será feita. 

No Real Estate, é necessário que busque saber como o tipo de imóvel está no cenário atual, pois há muitos contextos mais propícios para produtos específicos. 

Por exemplo, nesse cenário atual de pandemia, em que o mercado/comércio digital ganhou força, os galpões logísticos se destacaram no setor. 

Se tiver esse entendimento de mercado poderá obter maiores ganhos, independente do objetivo principal. 

Vantagens em investir em Real Estate

Entenda quais as principais vantagens desse tipo de investimento, para que consiga fazer uma avaliação mais precisa da oportunidade de investimento no Real Estate. 

Investimento em ativos reais

Com ativos reais você tem possibilidade de investir em bens diretamente ligados à economia real. 

E esse tipo de investimento tem como características a baixa volatilidade e baixa correlação com o mercado financeiro, possibilitando maior estabilidade em sua carteira de investimento. 

Os ativos reais são opostos aos ativos financeiros, nos quais apresentam alta volatilidade e alta correlação com o mercado de bolsa. 

Investimentos diversificados

Diversificar os investimentos é outro ponto interessante quando se deseja saber como construir um portfólio. 

Essa estratégia possui redução no risco de investimentos, e potencializa os ganhos, além de proporcionar segurança e equilíbrio para sua carteira. 

Potencial de ganho no desenvolvimento imobiliário

De acordo com o que já foi dito, os ativos reais têm baixa correlação com os ativos principais do ramo financeiro. 

Principalmente em um contexto desafiador, esse é um tipo de investimento no qual terá maior estabilidade, mesmo em tempos de crise, irá gerar renda para aqueles que preferem fluxo de caixa, além de possibilitar ganho de capital a longo prazo. 

Erros de quem investe no Real Estate

Como qualquer investimento, é essencial que você conheça seu perfil de investidor, e é também importante que tenha profissionais especialistas na área que dêem auxílio no processo. 

Pois há riscos diversificados que precisam ser avaliados, caso você invista em algo que não tem domínio considerável. 

No mercado imobiliário, há os riscos de ter um olhar do produto depois que já fez o investimento e acabar escolhendo a localização errada, na qual prejudicará seu objetivo de retorno financeiro. 

Além disso, também pode ter perdas de valores se houver mau uso, se tiver mudanças de mercado na região do imóvel. 

Perfil do profissional do Real Estate

O mercado do Real Estate cresceu muito no Brasil nos últimos 10 anos, além de atrair a atenção de jovens profissionais. 

Por ter possibilidades diversificadas, o mercado imobiliário cobra que os profissionais tenham habilidades financeiras, disposição e energias para trabalhar muitas horas e capacidade de bons relacionamentos. 

Sendo um investimento alternativo, o Real Estate tem o mercado menos líquido, menos informações disponíveis, menor transparência, maior custo para monitoramento e dados de risco, bem como retorno limitado. 

É um mercado mais heterogêneo e com considerações legais e fiscais únicas, nos quais podem ser alavancados, crescendo o risco. 

Esse tipo de investimento atrai investidores devido ao potencial de diversificação e retorno maior quando está em uma carteira mais tradicional. 

Geralmente os profissionais recrutados para atuar como Real Estate são de cursos de Engenharia, Matemática e Economia, pois é essencial que tenha afinidade com números e uma mente financeira e aberta para aprender as especificidades desse mercado. 

É importante também que tenha habilidade em comunicação, principalmente se tiver contato direto com os clientes frequentemente. 

Susan Hawkins diz “É importante que o jovem seja genuinamente interessado no setor imobiliário”. Ela ministra aulas para qualificação profissional internacional em contabilidade e finanças na SH Professional Training, na qual ela é fundadora. 

Ela também diz que visitar o empreendimento e relacionar as questões sobre ele é um bom exercício para o profissional. No caso, saberá quem podem ser possíveis inquilinos, a valorização da região e como o empreendimento foi ou será pensado estruturalmente. 

Rotina de trabalho 

A rotina de trabalho do profissional de Real Estate exige análises de oportunidades de investimento, e isso aborda as visitas aos imóveis, escolher bem a localização, condições de aluguel, avaliar os inquilinos, além de outras práticas relacionadas. 

É essencial que nessa rotina se estabeleça uma projeção financeira, pois isso irá prever o retorno financeiro do investimento. 

Além de ser importante também, que realize um estudo de variáveis e riscos, para preparação em caso de impactos negativos no negócio e o retorno não seja como esperado. 

No Brasil, ainda não tem certificações específicas para atuação nesse mercado, ao contrário do exterior. 

Contudo, devido a grande busca e aumento de profissionais interessados nesse ramo, algumas universidades brasileiras estão começando a oferecer especializações. 

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das pioneiras que oferece o MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercados. Nessa especialização inclui disciplinas para análise do mercado de planejamento. 

A Universidade informa que o objetivo principal é suprir a fragilidade na formação inicial do profissional, no qual obteve pouco contato com esse mercado durante a graduação. 

Submercados para atuação

Saber quais submercados é possível atuação é importante para saber qual se identifica mais como profissional e qual pode ser um negócio mais rentável a depender da localização. 

Então vejamos alguns exemplos que podem te ajudar a identificar qual melhor para você investir. 

  • Residencial: apartamentos, casas, terrenos em condomínios, lotes; 
  • Corporativo: edifícios para escritórios, salas comerciais;
  • Logístico ou industrial: galpões, salões, pátios e hangares; 
  • Hospitalidade: hotéis, pousadas, moradias estudantis e kitnets;
  • Varejo: Shoppings centers, lojas, outlets; 

Entre outros, como: hospitais, fazendas, centro de convenções etc. 

A forma como fará uso não tem regras. Você pode construir hotéis para vender, casas para alugar. Ou seja, o submercado se enquadra em um empreendimento que será para renda ou venda. 

Um conceito importante de saber é que o Real Estate tem relação com o uso do espaço e não operação do negócio. 

Ou seja, se você desenvolve um prédio para lojas, isso se refere às lojas e não os produtos vendidos nelas. 

Ou se você compra uma fazenda e arrendou para o produtor, não importa o que ele vai produzir lá, importa o valor do aluguel anual/ mensal que ele pagará. Então, isso é o Real Estate.  

Importância de parceiros  no Real Estate

É essencial que durante esse processo você conte com parceiros do ramo, que possam te auxiliar. 

Por isso, você pode contar com o suporte da Dreams Real Estate. 

Temos profissionais especializados no mercado imobiliário dispostos a prestar total suporte e além disso, a tirar suas dúvidas referente ao setor e procedimentos. 

Clique aqui e assim, conheça nossos serviços. 

Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossos canais de atendimento.